sábado, 14 de novembro de 2009

Estudo Bíblico

Como Vencer nas Crises

"HÁ AQUELES QUE SÃO DETERMINADOS PARA USAR UMA CRISE COMO UMA OPORTUNIDADE PARA VOLTAR E RECOMEÇAR (FAZER COISAS CERTAS NOVAMENTE), ENQUANTO OUTROS DESISTEM."

-CREIA NA POSSIBILIDADE DA VITÓRIA.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ. - Marcos 9.23 (arc)

Esta declaração de Jesus não deve ser entendida como promessa incondicional.

(1) - "Tudo" não se refere a tudo que possamos imaginar. A oração da fé deve basear-se na vontade de Deus. Tal oração nunca pedirá algo que seja insensato ou errado (Tg 4.3). A fé, aqui em apreço, obtém-se como um dom de Deus. Ele a põe no coração de quem o busca sinceramente e também vive fielmente conforme a sua vontade (ver Mt.17.20 nota).
"A fé estabelece a diferença entre os que triunfam e os que são derrotados." Maria Amélia Rizzo.



-ESTANDO EM JESUS, A VITÓRIA VIRÁ.
Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. I Coríntios 15.57 (ara)
Ao estarmos vivendo uma vida de fidelidade a Jesus Cristo, temos garantida a vitória, inclusive sôbre a morte.



-PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS.
Mas aquele que considera, atentamente, na LEI PERFEITA, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso PRATICANTE, esse será bem-aventurado, no que realizar. Tiago 1.25 (ara)

LEI PERFEITA. Tiago usa esta frase como sinônimo das Escrituras Sagradas (Sl.19) - (beg)

A Bíblia Sagrada, (manual do fabricante) nos orienta em todos os aspectos da nossa vida, afim de termos uma vida de conquistas.

-ESPERE NO SENHOR DEUS.
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. Isaías 40.31 (arc)
ESPERAR NO SENHOR é confiar nossa vida plenamente às suas mãos. Significa depender dEle como nossa fonte de ajuda e de graça, em tempo de necessidade (cf. Sl 25.3-5; 27.14; Lc 2.25,38).
Os que esperam no Senhor têm dEle as seguintes promessas:

1) - A força divina para vivificá-los no meio do cansaço e da fraqueza, do sofrimento e das provações;

2) A capacidade de elevar-se acima das suas dificuldades, assim como a águia que paira nas alturas do céu e

3) a capacidade de correr espiritualmente sem se cansar e de caminhar firmemente para a frente sem desfalecer, quando parece que Deus demora em agir. Deus promete que se o seu povo confiar nEle com paciência, Ele proverá todo o necessário ao seu sustento continuamente (I Pe 1.5) - (bep)



-MANTENHA A PERSEVERANÇA.
É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.
Lucas 21.19
Devemos engajar-nos na mais intensa e fervente devoção a Cristo através dos meios da graça, ou seja: a oração, o testemunho, o estudo da Palavra, a adoração, a comunhão cristã e a luta diária contra o pecado (ver Jo 15.6 nota). Perseverando na verdadeira fé, o crente alcança a vida eterna e triunfa em todas as circunstâncias.(bep)



-RESPOSTA AO MEDO : PEÇA AJUDA AO SENHOR.
Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. Salmos 34.4
Um dos temas mais freqüentes dos salmos é declarado ousadamente: Deus ouve e responde às orações de seu povo.


-UMA PREOCUPAÇÃO SAUDÁVEL: SEJA HONESTO.
Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens. II Coríntios 8.21
O procedimento honesto é excelente fonte de renda. A empresa que procede honestamente, conquistará clientes fieis. O empregado que anda em honestidade, certamente estará sempre na "boca", para receber aumentos salariais e promoções de cargos.



APRENDA A OUVIR CONSELHOS.
Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso. Provérbios 15.22.
O livro de Provérbios freqüentemente destaca a sensatez da procura dos conselhos dos sábios no tocante aos nossos planos e propósitos (ver também 11.14; 20.18; 24.6).



-NAS CRISES, MOSTRE-SE UM FORTE.
Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena. Provérbios 24.10
Angústias e aflições virão a todos nós em algum tempo nesta vida (Jó 7.7; Tg 1.4). Quando assim acontecer, nós, como crentes, devemos nos fortalecer no Senhor, confiar nEle como nosso refúgio (Dt 33.27) e orar, crendo na veracidade da sua promessa de que nunca nos abandonará (Hb 13.5). Àqueles que firmemente confiam em Deus, Ele lhes dá força e graça suficientes para vencerem em tempos de aflição (Is 40.29; II Co 12.9; Cl 1.11).

A força moral do indivíduo é vista somente quando ele é verdadeiramente testado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário