quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A DOUTRINA DA TRINDADE

I. A TRINDADE DEFINIDA Talvez o sentido da Trindade de Deus nunca foi afirmado melhor do que está por A. H. Strong ! "em a natureza do Deus único há três distinções eternas que se nos representam sob a figura de pessoas e estas três são iguais" (Systematic Theology, pág. 144).

Os princípios do Seminário Teológico Batista do Sul estabelecem a doutrina da Trindade como segue: "Deus nos é revelado como Pai, Filho e Espírito Santo, cada um com atributos pessoais distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser".

Na consideração destas definições, notai:

1. A TRINDADE CONSISTE DE TRÊS DISTINÇÕES.
A doutrina da Trindade não quer dizer que Deus meramente Se manifesta em três diferentes maneiras. Há três distinções atuais na Divindade. A verdade disto aparecerá mais claramente depois.

2. ESTAS TRÊS DISTINÇÕES SÃO ETERNAS.
Isto está provado, de um lado, pela imutabilidade de Deus. Se já houve um tempo em que estas distinções não existiram, então, quando vieram a existir, Deus mudou. Provado está outra vez pelas Escrituras, as quais afirmam ou implicam a eternidade do Filho e do Espírito Santo. Vide João 1:1,2; Apocalipse 22:13,14; Hebreus 9:14.

"Não é resposta a isto, que as expressões "gerado" e "procedido de" envolvem, a idéia da existência antecedente do que gera e de quem há processão, porque estes são termos da linguagem humana aplicados a ações divinas e devem ser entendidos ajustadamente a Deus. Não há aqui dificuldade maior do que em outros casos em que este princípio está prontamente reconhecido (Boyce, Abstract of Systematic Theology, págs. 138, 139).

3. ESTAS TRÊS DISTINÇÕES NOS SÃO REPRESENTADAS SOB A FIGURA DE PESSOAS, MAS NÃO HÁ DIVISÃO DE NATUREZA, ESSENCIA OU SER.

A Doutrina da Trindade não quer dizer triteismo. Quando falamos das distinções da Divindade como pessoas, devemos entender que usamos o termo figuradamente. Não há três pessoas na Divindade no mesmo sentido em que três seres humanos são pessoas. No caso de três seres humanos há divisão de natureza, essência e ser, mas Deus não é assim. Tal concepção de Deus está proibida pelo ensino da Escritura quanto à unidade de Deus.

4. OS TRÊS MEMBROS DA TRINDADE SÃO IGUAIS.
Muitos dos mesmos atributos atribuem-se a cada membro da Trindade e os atributos assim atribuídos são tais como não podiam ser possuídos sem todos os outros atributos divinos. A igualdade dos membros da Trindade mostra-se ainda pelo fato de cada um deles ser reconhecido como Deus, como veremos depois.

II. PROVAS ESCRITURISTICAS DA DOUTRINA DA TRINDADE.
1. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO TODOS RECONHECIDOS COMO DEUS.

(1)  O Pai Reconhecido como Deus.
Isto ocorre em tão grande número de passagens que é por igual desnecessário e impraticável citá-las todas. As duas seguintes bastarão:

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este selou o Pai, Deus" (João 6:27).

"Eleitos... segundo a presciência de Deus o Pai" (1 Pedro 1:1,2).

(2)  O Filho Reconhecido como Deus.

A. Ele é chamado Deus.
João 1:1; Romanos 9:5; 1 João 5:20.

B. Passagens que no Velho Testamento se referem a Deus são aplicadas ao Filho em o Novo Testamento.
Mateus 3:3, aludindo a Isaías 40:3; João 12:41 aludindo a Isaías 6:1.

C. O Filho possui os atributos de Deus.
Eternidade: João 1:1; Onipresença: Mateus 28:20 e Efésios 1:23; Onisciência: Mateus 9:4 e João 2:24,25 e João 16:30 e 1 Coríntios 4:5 e Colossenses 2:3; Onipotência: Mateus 28:18 e Apocalipse 1:8; Auto-existência: João 5:26; Imutabilidade: Hebreus 13:8; Verdade: João 14:6; Amor: 1 João 3:16; Santidade: Lucas 1:35 e João 6:39; Hebreus 7:26.

D. As obras de Deus são atribuídas ao Filho.
Criação: João 1:3; 1 Coríntios 8:6; Colossenses 1:16; Hebreus 1:10. Conservação: Colossenses 1:17; Hebreus 1:3. Ressuscitando os mortos e julgando: João 5:27-28; Mateus 25:31,32.

E. Ele recebe honra e adoração só a Deus devidas.
João 5:23; Hebreus 1:6; 1 Coríntios 11:24,25; 2 Pedro 3:18; 2 Timóteo 4:18.



(3) O Espírito Santo é reconhecido como Deus.

A. A Ele se atribuem os atributos de Deus.
Eternidade: Hebreus 9:14; Onisciência: 1 Coríntios 2:10; Onipresença: Salmos 139:7; Santidade: todas as passagens que aplicam o termo "santo" ao Espírito; Verdade: João 16:13; Amor: Romanos 15:30.

B. Ele está representado como fazendo as obras de Deus.
Criação: Gênesis 1:2; "movia" significa "chocava". Regeneração: João 3:8; Tito 3:5. Ressurreição: Romanos 8:11.

2. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO ASSOCIAM-SE JUNTAMENTE NUMA BASE IGUAL.

Isto está feito. !

(1) Na formula do Batismo. Mateus 28:19

(2) Na Benção Apostólica. 2 Coríntios 13:14.

3. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO DISTINGUEM-SE UM DO OUTRO.

(1) O Pai e o Filho distinguem-se um do outro.
O Pai e o Filho distinguem-se como o que gera do gerado; e como o que manda do enviado. Cristo distinguiu-se do Pai quando orou ao Pai, como fez muitas vezes. Que a distinção assim implicada não foi temporal, continuando somente enquanto Cristo esteve na carne, está provado pelo fato que Cristo ainda intercede com o Pai (Hebreus 7:25; 1 João 2:1). Ele é um mediador perpétuo entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5) e assim é perpetuamente distinguido de Deus.

(2) O Espírito distingue-se do Pai.
O Espírito distingue-se do Pai quando dEle se diz proceder do Pai e ser enviado pelo Pai (João 15:26; 14:26; Gálatas 4:6).

(3) O Filho distingue-se do Espírito.
Jesus está referindo ao Espírito como "um outro Confortador" (João 14:16). E Jesus falou de Si mesmo como enviando o Espírito (João 15:26).

4. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO UM DEUS.
Trindade quer dizer tri-unidade, ou três-unidade. Mostramos que há três distinções na Divindade. Agora, para provarmos a doutrina da Trindade, mais que a doutrina de Triteismo, devemos mostrar que os três, enquanto sendo distinguíveis um do outro, contudo são um. Isto está provado:

(1) Por todas as passagens que ensinam a Unidade de Deus.
O estudante refere-se aqui ao capítulo sobre a natureza e os atributos de Deus, onde se notam estas passagens.

(2) Pelo fato que cada um dos três é reconhecido como Deus.
Já mostramos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são várias vezes reconhecidos como Deus na Escritura. Isto mostra Sua unidade, porque Deus está representado como sendo o Ser Supremo. Por essa razão não podia haver três Deuses. A supremacia só é possível a um só.

(3) Pelo fato que os Três são iguais.
Já discutimos a igualdade dos membros da Trindade. Igualdade absoluta é impossível sem identidade na essência, em a natureza e no ser.

III. A DOUTRINA DA TRINDADE É MISTÉRIO INSCRUTAVEL E INSOLUVEL AS MENTES FINITAS; MAS NÃO É AUTO-CONTRADITORIA.
Não fazemos tentativas de negar ou de explicar o mistério da doutrina da Trindade. Alto mistério é que mentes humanas nunca podem sondar.

Contudo, a doutrina da Trindade não é autocontraditória. Deus não é três no mesmo sentido em que Ele é um. Ele é um em essência, natureza e ser; mas, nesta uma essência, natureza e ser há três distinções eternas que se nos representam de uma tal maneira que as chamamos pessoas. Quem pôde dizer que tais distinções são impossíveis em a natureza de Deus? Para fazer isso ter-se-ia de ter perfeito entendimento da natureza de Deus. De maneira que fazemos bem de aceitar o que a Escritura ensina e deixar o mistério para solucionar-se quando tivermos mais luzes, se semelhante luz que nos habilite a explicar e entender nos for sempre dada. O mistério vem por causa de nossa inabilidade para compreendermos totalmente a natureza de Deus.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. irmaos em cristo,nao existe tres deuses efesios 4;6. Deus estava em Cristo 2 cor.5;19, jesus disse eu e o pai somos um Joao 10 ;30. em joao 14;10 o pai estava nele, pois Deus é espirito joao 4;24,pois jesus era o corpo em que o pai habitou aqui na terra isso se em contra em malaquias 3; 1 em isaias 52;6,´ veja em hebreus 2;14 Ele se fez carne, só existe um Deus veja em isaias 44;6 faça a conexao com apocalipse 2;8. que Deus possa revalar o voçês essas verdades na biblia sagrada, veja que nem a expressao trindade existe na biblia com deus trino ou trino deusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se jesus era o próprio Deus Pai então nós também o somos pois ele diz na sua oração em JO 17:21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós
      E Se ele esta falando com ele mesmo então ele é mentiroso?
      Então ele esta se contradizendo já que esta escrito:Números 23:19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa

      Excluir
  3. se alguém tiver paciência de ler, deixo meu mail que janeeberto@gmail.com e enviarei um estudo detalhado do que falarei. No ano 381 D.C, no concílio de constantinopla a doutrina da trindade se torna um dogma católico, o imperador Teodósio X que através de um dito ameaça e define: "Sejam chamados cristãos CATÓLICOS todos aqueles que professarem a fé na trindade", os que resistiam tinha seus bens confiscados, banidos, açoitados, presos e até MORTOS( por causa dessa doutrina).No século passado, no livro intitulado o que é ecumenismo o papa joão Paulo II faz a seguinte afirmação: Todas as igrejas que professa a fé na trindade e batizam seus convertidos em nome, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que seja por aspersão ou imersão estão unidos conosco porque crêem na mesma maneira que cremos.Veja como os dois se expressaram de forma parecida,pois foi a igreja católica que se organizou primeira, com isso ela gerou filhas, pois em apoc. 17 ela é chamada de A MÃE... é só vocês comparar com essa escritura as afirmações de Teodósio x e joão paulo II se não encaixa com a profecia, pois eles considera católicos todos que ceêm na trindade, porque ela é a mãe e suas filhas possui o mesmo sangue(doutrina).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe o que acontece durante a morte de estevão: Atos 7:55-56 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo(aqui na terra), fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
      E quando Jesus diz:Eu vou mas enviarei OUTRO consolador
      E quando ele diz: Pai que não seja feita a minha(primeira pessoa do verbo EU) mais a tua(segunda pessoa do verbo, TU)vontade, se ele estava falando com ele mesmo estava mentindo e até onde eu sei ele não pode mentir NM 23:19

      Excluir
  4. Quero apenas pegar algumas escritura do velho testamento e do novo testamento e mostrar por elas que trindade é uma doutrina católica e não bíblica,antes de iniciar quero afirmar que as expressões trindade deus trino ou trino deus não se encontra na bíblia, com também glória ao pai, glória ao filho e glória ao espírito santo, desafio a qualquer pessoa a mostrar algum profeta ou apóstolo do Senhor Jesus expressar na bíblia, a não ser GLÓRIA A DEUS, essa doutrina já começa perder efeito.Quero começar por deut.6;4 diz ÚNICO SENHOR, em isaías 45;5 diz EU SOU ( nada de nós somos)O SENHOR, E NÃO HÁ OUTRO.( onde está as outras duas),continuando em isaías 45; 6 DEUS volta a falar veja como Ele expressa DESDE O NASCENTE DO SOL E DESDE O POENTE QUE FORA DE MIM ( onde está nós) NÃO OUTRO: EU ( não nós) SOU O SENHOR isaías 45;21 Ele Diz fora de MIM ( não de nós) não há Salvador veja em isaías Olhai para MIM... ( e não para nós), no final deste versículo Ele diz EU SOU ( Nunca nós)Deus e Não há OUTRO, onde fica deus pai,deus filho e deus espírito santo, veja que como essas expressões não coloca três deuses percebe você como é uma doutrina de confusão e não de fé. veja em isaías 44;6 EU SOU o primeiro E EU SOU o último e fora de MIM não há Deus( onde Deus está revelando três pessoas aqui onde está!EU SOU , FORA DE MIM será que essas expressões afirmam três ou um...! vamos mais escrituras Oséias 13;4 Olhe com os olhos espirituais,entre no espírito e veja no final do versículo, Ele diz porque não há Salvador, senão nós ou EU, EU...! Nunca jamais Ele falou somos salvadores somos senhores ou somos deuses. sempre EU, PARA MIM, você pode até mesmo dizer eu não digo isso, mas o forma que você expressa Três pessoas distintas, estará fazem de Deus como fosse assim.
    veja o próprio Senhor Jesus revelando a forma de Deus em joão 4;24 Deus É ( e não são espíritos) ESPÍRITO( singular)veja também e 2 coríntios 3;17, Ora o SENHOR É (não diz são) ESPÍRITO(singular), em jeremias 23;23,24 olhe o finalzinho do versículo 24 Porventura não encho EU os céus e a terra( onde se colocará as outras pessoas? em outro universo? em que espaço? ELE disse EU encho os céus e a terra, não há espaço para ninguém mais, outra vaga para mais outra pessoa aqui)Ex 33:20 veja a voz de Deus falando a Moisés, veja e disse mais: não poderá ver a minha face( Ele não falou nossas faces), porquanto homem nem um verá a minha face( não as nossas faces como que três pessoas) e viverá , Veja Deus pregando acerca Dele, Ele jamais revelou ser três pessoas. Você sabe a forma de Deus fora essas, para atribuir três personalidades para esse ser tão Santo? como podemos dizer que Deus está em três pessoas quando nem um mortal pode ver? você não acha que isso é interpretações da escrituras? Desperta tu que dormes o arrebatamento da igreja está a mão não adore a Deus com doutrinas que são preceitos de homem( doutrina católica) ,Ele não recebe ainda que você veja o falar em línguas e coisas mais, Paulo fala em 1 cor.13 sobre não estamos a pagados a dons apenas, mais sim no amor, que o próprio espírito santo em você, fazendo você crer na bíblia como Ele a escreveu, que Deus possa revelar essas verdades que o catolicismo tirou do povo, mais Deus prometeu Restaurar essas verdades para sua igreja nos últimos dias sai dela povo meu( confusão religiosa), Louvado seja Deus . Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse foi me dado todo o poder no cèu e na terra,
      Se Jesus não é Senhor como devo me dirigir a ele?
      A bíblia aponta Deus Pai como todo poderoso, mas Jesus como Senhor como filho únigenito Ou seja Deus filho JO 1:1 e Jesus sendo Deus não se colocou acima de Deus querendo a sua glória, mas se manteve em sua limitaçaõ de filho, mas Deus deu a Jesus a sua AUTORIDADE de Deus para operar através próprio nome de seu filho, observe essa conversa que ele teve com jesus, em uma conversa do faraó com José: Gênesis 41:40 - Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
      Portanto Deus Deu a Jesus autoridade de Deus, e está escrito que não se pode amar a dois senhores, por acaso eu tenho que negar a Cristo? Desculpe amigo mas eu não vou deixar de adora-lo, pois ele comprou esse direito com seu sangue, pois aquele que nega o filho, nega também o que o enviou, ou sera que ele enviou a si mesmo? e para falar de um Pai imaginario? Desculpe mas o meu Jesus não é mentiroso

      Excluir
    2. O espirito de Deus estava em cristo, Deus e seu espírito são um e não dois, o Pai habitou aqui na terra no filho de uma forma diferente como nos profetas, pois habitou no filho em plenitude, o problema de vcs e que não compreende os ofícios de Deus, Jesus é o único ser visivel de Deus como pessoa, espirito não é pessoa, Jesus não pode mentir e foi ele quem disse um espirito não tem carne nem ossos como eu tenho, onde uma pomba é uma pessoa? Então essa idéia de pessoas não bate com a bíblia forma humana de Deus é Jesus e mais ninguém, espírito não é pessoa, Jesus é a única pessoa q revelou o Pai ao mundo e mais ninguém.

      Excluir