quinta-feira, 25 de março de 2010

1ª Conferência de Educação Teológica, aconteceu aqui em Santos !

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA (CGADB/CPAD)

 1ª Conferência de Educação Teológica: Encontro de Diretores, Professores e Estudantes de Teologia, organizada pelo Conselho de Educação e Cultura da CGADB, com o apoio do Conselho de Doutrina, Comissão de Apologética e da CPAD.


O evento foi realizado na Assembleia de Deus em Santos-SP, liderada pelo pastor Jesiel Padilha, no período de 19 a 21 de Março de 2010.

        A presença de diretores, professores e alunos de instituições de ensino teológico com temas de fundamental importância, tendo em vista os temas que serão abordados nas plenárias:



- Legislação do Ensino Teológico no Brasil
(Pr. Dr. Douglas Roberto, Presidente do CEC-CGADB)
Serão tratados assuntos relacionados às mudanças ocorridas na legislação brasileira relacionadas ao curso de teologia. Credenciamento de instituições, autorização e reconhecimento de cursos, integralização de créditos e o uso do título de "bacharel", "mestre" e doutor" em cursos livres serão também tratados.

Estará presente o Dr. Paulo Wollinger (Diretor de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação-MEC) para tirar as dúvidas dos participantes.


-  Princípios Teológicos da Reforma Protestante
(Pr. Me. Altair Germano, Vice-Presidente do CEC-CGADB)
Quais foram os antecedentes históricos e as causas da Reforma Protestante? De que maneira em nossos dias, os erros do cristianismo medieval se repetem? Qual o papel das instituições de ensino teológico e dos teólogos na reafirmação dos princípios da Reforma? Estas questões serão ponderadas, juntamente com uma análise sobre a Declaração de Cambridge (Massachusetts, abril de 1996).


 - Pressupostos Hermêuticos da Teologia Contemporânea
 (Pr. Esdras Bentho, Escritor CPAD)

Alguns centros de educação teológica estão substituindo a Hermenêutica bíblica pela Hermenêutica filosófica. Outros, pensando ser desnecessário, não ensinam a Hermenêutica filosófica, o que acaba prejudicando a formação do teólogo. Nesta plenária serão estudados ainda os fundamentos da Hermenêutica Contemporânea e a influência dos seus pressupostos na interpretação do texto sagrado.


O evento teve a presença dos seguintes preletores:


- Culto de Abertura (19/03):
Pr. Dr. José Wellington Bezerra da Costa

 (Presidente da CGADB)

- Culto Especial (20/03):
Pr. Dr. Paulo César Lima
(Comissão de Apologética da CGADB)

Além das participações dos pastores:

* José Wellington Costa Júnior
(Presidente do Conselho Administrativo da CGADB),

* Paulo Roberto Freire Costa
(Presidente do Conselho de Doutrina da CGADB),

 Cantor
* Vitorino Silva (Patmos Music) e outros ilustres convidados.


 
 Realização do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário