sábado, 5 de janeiro de 2013

Eleição e Predestinação

TEXTO: EFÉSIOS 1. 4,5 

Eleição . A escolha de Deus daqueles que crêem em Cristo é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5,7,28; Cl. 3.12; 1Ts. 1.4; 2 Ts. 2.13; Tt.1.1). A eleição (gr.eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2 Ts. 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho Jesus (Jo.1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:

(1)A eleição é cristocêntrica,isto é,a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação (1.4). O próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus,Deus declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt.12.18; Is.42.1,6; 1Pe.2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.

(2) A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue; “em quem (Cristo)...pelo seu sangue” (1.7). O propósito de Deus, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim,a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário,para nos salvar dos nossos pecados (At.20.28; Rm.3.24-26).

(3) A eleição em Cristo é em primeiro lugar coletiva,isto é, a eleição de um povo(1.4,5,7,9; 1Pe.1.1; 2.9). Os eleitos são chamados “o seu (Cristo) corpo” 91.23;4.12), “minha igreja”(Mt.16.18), “o povo adquirido” por Deus (1Pe.2.9) e a “noiva” de Cristo (Ap.21.9). Logo,a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo,somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (Ef.1.22,23). 

(4) A eleição para salvação e a santidade do corpo de Cristo são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em Jesus Cristo,e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: 

(a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade.  O povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à santificação e à santidade. (Rm.8.14;Gl.5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus (2.10; 3.14-19; 4.1-3,13,14; 5.1-18). 

(b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: Cristo a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa...santa e irrepreensível” (5.27). 

(c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional.Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4),somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra isso claramente: Cristo irá “vos apresentar santos,e irrepreensíveis,e inculpáveis,se,na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl.1.22,23).

(5) A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos(Jo.3.16,17; 1Tm.2.4-6; Tt.2.11; Hb.2.9),e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé,ao aceitar o dom da salvação em Cristo (2.8; 3.17; At.20.21; Rm.1.16; 4.16). Mediante a fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (a igreja) (1Co.12.13),e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto Deus quanto o homem têm responsabilidade na eleição (Rm.8.29; 2Pe.1.1-11).

A Predestinação. A predestinação (gr.proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por Deus, “em Cristo” ,de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de Deus (todos os crentes genuínos em Cristo).

 (1) Deus predestina seus eleitos a serem:

 (a) chamados (Rm.8.30); 
 (b) justificados (Rm.3.24; 8.30);
 (c) glorificados (Rm.8.30); 
 (d) conformados à imagem do Filho (Rm.8.29); 
 (e) santos e inculpáveis(1.4);
 (f) adotados como filhos (1.5);
 (g) redimidos (1.7); 
 (h) participantes de uma herança (1.14); 
 ( i ) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe. 2.9); 
 ( j ) participantes do Espírito Santo ( 1.13; Gl.3.14) e
 ( l ) criados em Cristo Jesus para boas obras (2.10).

(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo, isto é, a verdadeira igreja,e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (1.5,7,13; At.2.38-41 16.31).

RESUMO. No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau.Cristo é o Capitão e Piloto desse navio.Todos os que desejam estar nesse navio eleito,podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão,estarão entre os eleitos.Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão,deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo. 

  

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